TRATAMENTO da FOBIA SOCIAL

A FOBIA SOCIAL tem TRATAMENTO?

SIM, tem tratamento.

Antes de saber mais sobre o tratamento da Fobia Social, recomendo que você leia esse artigo sobre os sinais de Transtorno de ansiedade generalizada:

O tratamento da Fobia Social envolve Psicoterapia ( Tratamento psicológico, principalmente a Terapia cognitivo-comportamental) e medicamentos ANSIOLÍTICOS.

Os Ansiolíticos “Tarja Preta” ( Exemplos: Clonazepam, diazepam e alprazolam) podem VICIAR ou causar DEPENDÊNCIA, por isso devem ser usados por até no máximo 2 MESES.

Os Ansiolíticos mais SEGUROS são os ANTIDEPRESSIVOS. Ou seja, para tratar a Fobia Social por longo prazo, são usados OS MESMOS REMÉDIOS QUE TRATAM A DEPRESSÃO.

Por QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO com ANTIDEPRESSIVOS?

O Tratamento da FOBIA SOCIAL com Antidepressivos dura no MÍNIMO 1 ANO.
No entanto, como a Fobia Social é uma doença crônica, muitos pacientes precisam fazer uso da medicação por períodos mais prolongados.

Fazer Psicoterapia COGNITIVO-COMPORTALMENTAL, aumenta a possibilidade de interromper o tratamento com remédios ou DIMINUIR a dose necessária.

A terapia cognitivo-comportamental desta doença envolve a modificação de crenças sobre ser inadequado ou de baixa autoestima.
Saiba que quando você Inicia um tratamento com antidepressivos, A MELHORA DOS SINTOMAS PODE DEMORAR ATÉ 2 A 3 SEMANAS PARA OCORRER. Então, o alívio dos sintomas NÃO É IMEDIATO. Na primeira semana pode até haver uma PIORA DA ANSIEDADE.
O Paciente precisa aguardar um certo tempo para sentir a melhora dos sintomas.

Essas medicações NÃO VICIAM. E são NEUROPROTETORAS ( Protegem o cérebro das lesões causadas pela Depressão).
O que DEVO FAZER?
– Se você desconfia que tem Transtorno de ansiedade generalizada ou conhece alguém que possa ter: PROCURE um PSIQUIATRA e agende uma consulta.

Dr.André Motta. Psiquiatra. CRM:9147. RQE:4024.
Travessa Mariz e Barros, 2478. Marco- Belém- Pará
Telefones: (91) 982082944/ 3087-8464 / 4141-2252